top of page
  • Amazon ícone social
  • Ícone do Twitter Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • TikTok
  • Ícone do Facebook Preto

Sobre

OP (102).jpg

Olívia Pilar é mineira de BH, escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas.

Autora de "Um traço até você" (Intrínseca, 2023), "Quando o sol voltar", "Entre estantes" e outras histórias. 

Leia a biografia completa: 

Olívia Pilar nasceu em 09 de março de 1991, na cidade de Belo Horizonte onde reside atualmente. Cursou os ensinos fundamental e médio em Betim, região metropolitana de BH, É escritora, graduada em Jornalismo pela PUC-MG, pós-graduada em Marketing Digital também pela PUC-MG, mestra e doutoranda em Comunicação pela UFMG. É bissexual e está em um relacionamento com uma mulher há mais de quatro anos.

Em sua dissertação de mestrado, defendida em março de 2021, buscou definir o conceito de representatividade a partir de uma análise das imagens de controle que atuam sobre as personagens mulheres negras na novela Malhação: Viva a diferença; em sua tese de doutoramento, em andamento, está estudando atletas mulheres negras pioneiras em suas modalidades, as imagens de controle que atuam sobre as mesmas e como elas resistem a elas.

Especialista da temática Representatividade, também oferece o serviço de leitura de sensibilidade
. Sabe da importância da representatividade da mulher negra na mídia e traz essa realidade para as suas histórias que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas.

Iniciou sua carreira no mercado editorial independente, com a publicação do conto “Entre estantes”. Posteriormente, ainda como autora indie, publicou os contos “Tempo ao tempo”, “Dia de domingo”, “Pétala” e “Quando o sol voltar”, todos figuraram na lista de mais vendidos da Amazon. Também participa de antologias independentes, com os contos “Senti saudades”, da coletânea Qualquer clichê de amor; “Amara, do Reino das Marés” da coletânea Formas Reais de Amar; “Rainha do bloco” da coletânea Confetes e serpentinas: Uma coletânea de carnaval; "Uma pitada de natal", como coautora ao lado de Rebeca Kim, na coletânea Qualquer Clichê de Natal.

 

Em 2019, com a participação na antologia Todo mundo tem uma primeira vez da editora Plataforma21, com o conto “Dança comigo?”, deu inicio a sua carreira também no mercado editorial tradicional. Desde então, publicou os contos “Violeta” da coletânea Flores ao mar; "Entre algodões-doces e montanhas-russas" da coletânea De repente adolescente da editora Seguinte; e "Duas de mim" da coletânea Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens) da editora Rocco; e "Antes da peça" da coletânea Finalmente 15 da editora Galera Record.

 

"Um traço até você", publicado pela editora Intrínseca, é seu romance de estreia.

bottom of page